A sua venda depende de um bom Lead

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Mas primeiramente você sabe o que é um Lead qualificado?

Vamos lá, um Lead qualificado é aquele contato que entra no funil de vendas por ter interesse em algum conteúdo e continuou demonstrando interesse nas soluções oferecidas através dos seus materiais. Ele pode ser o gerente da empresa e ainda tem um certo poder aquisitivo e decisório dentro da empresa.

Tudo muito legal, mas como chegamos a dados tão íntimo das pessoas?

Quando você oferece um conteúdo, alguém clica em determinado botão e imediatamente é direcionado a uma Landing Page, e para que a pessoa acesse determinado conteúdo é preciso, em troca, preencher o formulário que essa página disponibiliza e só assim o material é ofertado ao possível Lead. A partir daí esses dados farão parte de uma base onde serão separados pelos seguintes critérios:
Compromisso
Comportamento
Persona

O compromisso é avaliado verificando o engajamento, isso inclui interação nos posts do blog, número de visitas ao site, compartilhamento nas redes sociais e ainda e-mail com dúvidas ou sugestões. Mas cuidado, avaliando somente esse critério você pode ter uma resposta falsa positiva, então se houver um engajamento em excesso você pode qualifica-lo erronêamente.

O comportamento do lead vai muito além do simples comprometimento com o conteúdo, através de outros formulários é feito uma investigação mais profunda e entre interações específicas que determinam realmente o interesse. Um exemplo disso é quando um usuário baixa um e-book para administração do tempo do programador, ou seja, ele precisa saber como aproveitar o tempo e a partir desse momento você consegue ir pontuando se o interesse é apenas curiosidade ou se ele quer realmente se aprofundar e saber mais sobre essa empresa que está ofertando um conteúdo tão bom. E assim a cada tema de material baixado ou a cada clique em determinado assunto no blog é possível fazer essa classificação.

E o mais importante é avaliar em qual Persona o Lead se encaixa. Se você está vendendo um ERP empresarial, os Leads em potencial devem ser os proprietários, um gerente ou um comercial que enxergue a solução do seu problema. Se as personas não forem identificadas corretamente os resultados não serão satisfatórios nem mesmo se o investimento for altíssimo.

Feita essa classificação você pode usar uma ferramenta de automação de marketing e assim você será ajudado nos seguintes aspectos:
O sistema muda automaticamente o Lead de para a fase do funil que ele se encontra;
Fornece conteúdo específico para cada fase do funil, nutrindo assim corretamente sua base de Leads (através de listas pré determinadas);
Se integra ao CRM e emite alertas aos vendedores quando um Lead está pronto para o contato.

É claro que existem outras formas de pontuar um Lead, mas com uma base totalmente automatizada é possível mensurar os resultados e ver que o esforço valeu a pena!

Quer entender um pouquinho mais sobre essa automação, fale comigo para esclarecer qualquer dúvida que surja te ajudando a aumentar cada vez mais o número de vendas!

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